Notícias Gearte
Copa já aquece as vendas no comércio de Campinas
Diversos setores da economia em Campinas e região já estão aquecidos e mobilizados para a Copa do Mundo da África do Sul.
18/05/2010
O setor de brindes e marketing promocional é um dos que esperam crescimento nessa época. São camisetas, chaveiros, canetas, canecas, bandeiras e uma infinidade de itens fabricados especialmente para o evento esportivo. A Luapp Confecções, que fica em Americana, município da Região Metropolitana de Campinas, trabalha com venda direta a empresas no fornecimento de camisetas de malha, camisas, jaquetas e bonés. A Luapp tem 50 empresas clientes na região de Campinas e em São Paulo, entre elas, a Magneti Marelli, a tradicional choperia de Campinas Giovanetti, Itaú Seguros, Grupo Vicunha, Fisk escola de idiomas, rede Graal, entre outros. O representante comercial da Luapp Confecções, Paulo César de Barros, disse que em períodos como Copa do Mundo e Olimpíadas, pelo menos 10% dos clientes encomendam camisetas e bonés alusivos ao tema. "Nesse ano, nós já registramos 30% a mais de vendas normais em função da Copa", conta ele.
Segundo Paulo César, desde setembro a empresa faz a abordagem de seus clientes para sondar se haveria interesse na produção de brindes alusivos à Copa. No entanto, eles só decidiram fazer a encomenda a partir de abril deste ano. "Eu tenho um cliente que, normalmente, compra 200 camisetas, mas por causa da Copa comprou 1.000, visando o evento esportivo", relata. "Nós gostamos de sair do convencional de promocional, pois quando se fala em promocional passa-se a ideia que denigre a imagem. Eu não trabalho com malha promocional, que é de qualidade inferior, mas sim com uma malha de qualidade melhor. Mesmo quando o cliente compra para dar de brinde, ele dá um brinde de boa qualidade" explica. Paulo César revelou que 99% dos pedidos para compra de camisetas são de cor amarela, para marcar a cor da seleção brasileira de futebol.
A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) revela que a expectativa para as vendas no comércio da cidade é muito positiva. No período que antecede a Copa, o comércio já comemora um aumento de 30% em relação as vendas normais, com destaque para produtos de maior valor agregado como televisões, rádios e DVDs.
Na Copa anterior não estavam sendo disponibilizados produtos de alta tecnologia, como TVs de LCD, por exemplo, que possuem uma qualidade de imagem superior ao televisor disponibilizado naquela ocasião. O comércio registra também um volume maior de vendas de camisetas, material esportivo, bandeiras e cornetas. Muitos lojistas apostam em promoções e facilidades no parcelamento para a compra de produtos aumentando o prazo de financiamento de equipamentos eletroeletrônicos.
De acordo com o economista da Acic, Laerte Martins, a Copa do Mundo motiva um acréscimo de aproximadamente R$ 710 milhões em vendas no comércio de Campinas, envolvendo o comércio de rua e dos shoppings.
Fonte: DCI