Notícias Gearte
Brindes são formas de comunicação para as empresas
As pequenas empresas utilizam os brindes como ferramenta de comunicação
28/07/2011
É natural as empresas de pequeno porte desejarem usar meios e técnicas de comunicação no seu cotidiano, porém, geralmente ocorre um desanimo ao se deparar com os enormes orçamentos na hora de por em prática. Neste sentido, é possível adotar algumas práticas de fortalecimento de marca e do relacionamento com o cliente sem estourar seu orçamento. Os brindes corporativos são um exemplo dessas possibilidades.
Os brindes trazem elemento da identidade visual da empresa, por exemplo, logomarca, cores e desing, fazendo com que a marca fique sempre presente na mente de seus clientes. Além disso, existe uma infinidade de artigos que podem ser oferecidos como: canetas, agendas, calendários, porta-retratos, pastas, cadernos, entre outros, que podem ser personalizados, adquirindo a cara da sua empresa.
Os objetivos de comunicação alcançados por esse tipo de ação vão além da fixação de marca, envolvendo também o aumento de prestígio e confiança por parte do cliente, além da possibilidade de facilitar o fechamento de novos negócios. Os brindes corporativos não precisam se prender a alguma data específica, podem ser utilizados ao longo de todo o calendário, de acordo com a necessidade e com os acontecimentos em cada empresa.
Quando uma empresa não possui porte que permita a utilização de ferramentas de comunicação como propaganda, assessoria de imprensa, grandes eventos, etc, uma estratégia de relacionamento pode ser utilizada em lugar da de divulgação. O estreitamento da relação com os principais clientes é tão ou mais importante do que prospectar novos no mercado.
Desta forma, os brindes contribuem para esse objetivo, já que marcam momentos de simpatia, de cuidado da empresa com seus clientes, de fechamento de negócios, datas comemorativas ou até mesmo de eliminação de resistências a novos negócios. Por meio dessa prática de relações públicas, é possível atingir alguns objetivos de comunicação, sem prejudicar a saúde financeira da pequena empresa.
Fonte: www.industriaecomerciobrasil.com.br