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Tem brinde? Então é pra já!
Na América Latina os brindes são a terceira forma de promoção mais atrativa, agradando 32% dos consumidores.
31/03/2010
Segundo pesquisa sobre o segmento de brindes e promoções no ponto de venda realizada pelo Instituto Ipsos em maio de 2008 abordando 15 mercados, “leve 3 e pague 2” é a promoção mais desejada do mundo, seguida de 33% para o formato “extra free”.
Na América Latina, diferentemente do restante da amostra, os brindes são a terceira forma de promoção mais atrativa, agradando 32% dos consumidores. Estudo focado na realidade nacional realizado em junho de 2008 demonstra que 52% dos respondentes já comprou produtos com brindes promocionais, e a região Sudeste é a campeã neste segmento. Alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza são os itens mais comprados com brindes. Segundo a avaliação dos consumidores, se vem com brinde vale à pena pagar a mais por um determinado produto.
Especialmente quando a marca tem a ver com o consumidor, que sente orgulho em usá-la durante o seu dia-a-dia, em casa, no lazer ou no trabalho. E quando os brindes são adequados, gerando a sensação de que foram feitos exclusivamente para o consumidor e sua família, 47% afirmam que podem aumentar as compras de produtos da marca em questão por conta do relacionamento que brinde proporcionou.
Dado o forte vínculo afetivo que a circunstância abarca, tornando difusa a decisão racional frente a oportunidades vistas como atrativas e imperdíveis, 21% dos consumidores preferem receber um brinde na hora da compra, contra 4% que optam por esperar o envio de um brinde posteriormente à compra. Estudos de neuromarketing realizados por psicólogos da Universidade de Princeton para rastrear o cérebro de voluntários quanto a gratificações imediatas e menores comparadas a recompensas adiadas e melhoradas mostraram que entre receber imediatamente um vale-presente de US$ 15 da loja virtual da Amazon e esperar duas semanas para receber US$20, os estudantes preferiram o presente imediato.
Segundo Martin Lindstron, em sua obra “A lógica do consumo”, “os psicólogos descobriram que, quanto mais os estudantes ficavam emocionalmente animados por causa de alguma coisa, maiores eram as chances de eles optarem pela alternativa imediata, ainda que fosse menos gratificante.”
Essa experiência da satisfação imediata ocorre nas mais distintas formatações do consumo. Vivemos a gestão do imediato e do “por tempo limitado”, gerando a permanente sensação de um prazer efêmero que precisa ser efetivado naquele instante caso contrário não estará mais disponível. É a política varejista da “oportunidade imperdível”, fator que potencializa o “compre já” proporcionado pelos “ganhos e benefícios” das promoções no PDV e que afetam diretamente nossos comportamentos.